Geral Google Plus

Publicado January 13th, 2012 | por luislopes

0

Plus Resultados do meu mundo Google

 

Para a Google, a excelência nos resultados apresentados tem como um dos objectivo a melhor experiência possível ao nível de pesquisas, independentemente dos dados terem sido publicados anteriormente em sítio de internet de acesso público ou os seus conteúdos terem sido partilhados por outras pessoas, estabelecendo um relacionamento entre os vários intervenientes da informação disponível na internet ( quem publica, quem partilha, quem visualiza ).

Enquanto emissor, qualquer pessoa tem a consciência de que se dirige a um determinado público alvo. A mensagem poderá ser partilhada por pessoas relacionadas ( ou não, nas mais diversas redes sociais) e visualizada nas pesquisas Google, ou em qualquer outro motor de pesquisa. Os resultados apresentados resultam de um conjunto de critérios (SEO, pertinência dos textos, posicionamento dos sites de internet, keywords, manchas de texto, link building do site, entre outros factores) para o seu artigo ser encontrado, podendo ter pertinência ou não para quem visualiza.

A riqueza da informação apresentada é tanto maior, quanto maior é o empenho na escrita de conteúdos relevantes para massas ou nichos de mercado específicos. Supostamente todos os utilizadores da internet serão capazes de encontrar informação de forma célere, sem complicações, o que nem sempre acontece, fruto do elevado número de apresentação de resultados de empresas, blogs, foruns, redes sociais, etc.

Efectuar uma pesquisa no Google é encontrar uma agulha num palheiro de biliões e biliões de páginas de internet, constituídas pela conjugação de imagens, videos, textos que são produzidos quase à velocidade da luz, em diferentes idiomas, com objectivos distintos em função do que os utilizadores pesquisam e produzem segundo após segundo.

O incremento das redes sociais, das generalistas ás segmentadas, incrementam os dados pesquisáveis, estando o utilizador sujeito ao que a Google indexa de forma permanente enquanto motor de pesquisa tradicional, mas também evolutivo, cujo o resultado foi mais de uma dezena de updates realizados ao já famoso Google Panda, durante o ano de 2011, tendo sido uma verdadeira dor de cabeça para gestores de conteúdos, SEO, imprensa, entre outras entidades que produzem em massa conteúdos para os cibernautas e que pretendem os melhores resultados nas pesquisas, sem ser pelo tradicional método de Adwords que requer avultados investimentos para obtenção de resultados e numa lógica contínua.

A 10 de janeiro, a Google apresentou um conjunto de novas funcionalidades que resultam também por um lado do incremento de utilizadores no Google Plus e a respectiva identificação dos seus emissores, através das famosas tags e nomes associados. as novas funcionalidades baseavam-se em:

  • Resultados Pessoais – pesquisa de informação personalizada, como o Google Plus com fotos e mensagens ( Google Talk), baseada na informação das pessoas associadas no Google Plus. A informação apresentada distingue-se da restante por ser personalizada, requerendo o login realizado.
  • Pesquisa de Perfis – dotado de auto-preenchimento ( resultante das suas experiências anteriores) e os resultados de perfis associados ao conceito de proximidade geográfica e perfis de pessoas que de acordo com os seus dados sejam de certa forma similares ao nível de interesses e conteúdos apresentados.
  • Pessoas e Páginas – Encontrar de forma célere perfis e Páginas no Google Plus relacionadas com determinada área de interesse ou tópico específico.
Estas alterações são influenciadas claramente pela comunidade relacionada com 0 Google Plus, que criam um filtro na apresentação de resultados pesquisáveis, originando o seu próprio mundo. Existirá seguramente alguns perigos com esta forma de apresentação de resultados do motor de pesquisa , uma vez que se pretender pesquisar algo relacionado com uma temática ou categoria que não seja abordada pela sua comunidade, deverá pesquisar no motor de pesquisa mais tradicional ( e de tradicional, é só mesmo sentido figurado).
Dois factores que é possível concluir do ponto de vista de notoriedade para qualquer marca, perfil, página, empresa, o que seja, que são:
  • Conteúdos – Foram, são e serão o principal elo de ligação entre o emissor e receptor da informação, os conteúdos dão origem a ótimos resultados de pesquisa.
  • Partilhas – Adquirem um peso cada vez maior ao nível de resultados de pesquisa, seja pela introdução do share do Facebook, seja pelo botão +1 da Google ( valorizado pelo motor de pesquisa ).
A conjugação dos dois factores, leva o utilizador a uma viagem única, uma experiência … e uma experiência, será provavelmente um termo que irá ser tendência ( ou realidade actual), à semelhança do que acontece no turismo, lazer.



Tags: , ,



Leave a Reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Topo ↑