Warning: Missing argument 2 for wpdb::prepare(), called in /home/digame/public_html/luislopes.info/wp-content/themes/gonzo/includes/widget_areas.php on line 154 and defined in /home/digame/public_html/luislopes.info/wp-includes/wp-db.php on line 1147
Klout, Fórmula de Reputação Online | Luis Lopes

Geral Klout , Logotipo , Luis Lopes

Publicado December 14th, 2011 | por luislopes

0

Fórmula de Reputação Klout

Recentemente as vozes anti-Klout começaram a surgir e algumas leituras sobre os impactos do Klout e sobretudo as Fórmula de Reputação Klout assim como as razões de apagar ou não a conta neste índice, ficaram algumas questões no ar. Após consulta ao site do índice, fico ciente de dois pontos:

  • Não existe razão para agregar todas as plataformas em que estamos e assim facultar os dados das redes sociais à Klout.
  • Os pontos / acções / redes sociais que o Klout tem em consideração para cálculo da reputação.

Na consulta à página da empresa a empresa apresenta as seguintes plataformas : Twitter, Facebook, Linkedin, Foursquare, Google+ , YouTube, Instagram, Tumblr, Blogger, WordPress.com , Lastfm, Flickr. Um total de 12 plataformas / redes sociais seleccionadas, com a especificidade de ser possível indexar ao à formula de cálculo de reputação as páginas no Facebook.

Fórmula de Reputação Klout

A informação disponibilizada apresenta também que redes sociais e acções podem gerar impactos na fórmula de calculo, que são :

  • Twitter: Menções e Retweets
  • Facebook: Comentários, Posts no Mural, Gostos
  • Google+: Comentários, Partilhas, +1
  • LinkedIn: Comentários, Gostos
  • Foursquare: Sugestões ( Tips) , A fazer e Sugestões ( Todo’s and Tips ) – Realizado ( Done ).
Chegámos ao ponto chave da questão. Temos cinco redes sociais e as suas mais diversas acções, contudo ficou o YouTube, Instagram, Tumblr, Blogger e WordPress.com de fora, um total de 5 plataformas, o que levanta algumas questões ao nível de impacto na fórmula de calculo de reputação Klout, que são:

1) Um blogger profissional ou amador, não é necessariamente um elevado entusiasta das redes sociais, o tempo é investido essencialmente na investigação, produção e correcção de conteúdos de forma permanente. Poderá realizar algumas partilhas nas redes sociais onde tem presença, mas de facto também poderá não ser um comunicador frequente nas redes sociais.

2) A fórmula de calculo de reputação Klout, acaba por dar logo à partida preferência a utilizadores com elevada presença nas redes sociais acima mencionadas e às acções desenvolvidas, fruto do tempo de permanência e produção de conteúdos / informações, que não reflectem necessáriamente influência. ( Exemplo : Falar de futebol em dia de clássico e gerar dezenas ou até mesmo centenas de comentários no facebook ou twitter).

3) Mencionei anteriormente a indexação de páginas de Facebook , nesta matéria fica a dúvida se será contabilizado para efeitos de reputação Klout ou não, porque na realidade gestores e profissionais de redes sociais, cuja a conta está como administrador de uma grande página ou múltiplas páginas com milhares de pessoas e com um bom nível de interacção ao nível de comentários, poderá deturpar o resultado do índice em função da diversidade de temas abordados e o score final do Klout apresentado.

Regresso ao conceito o que é o Klout, é notório que devemos considerar a pertinência do mesmo e em que situações, sendo claramente um índice como outros ( Peerindex, PROskore, PlusClout , … ) que devemos ter em conta ou não, dependendo dos casos.


Tags: , ,



Topo ↑