Geral Comprar fãs para a sua página de Facebook?

Publicado January 9th, 2012 | por luislopes

0

Comprar fãs para a página de Facebook ?

Simplesmente não compre fãs para a sua página de Facebook! Uma das maiores dificuldades em fazer crescer as páginas de Facebook é o incremento sustentado e o paralelismo entre crescimento e engagement com os fãs da sua marca ( também percepcionados como clientes e possíveis clientes da sua marca, empresa, produto, serviços ).

Comprar fãs para a sua página de Facebook?Algumas das pesquisas realizadas no motor de busca mais utilizado, chegamos facilmente a uma diversificada oferta de serviços de aquisição de fãs, com ofertas de 1000 a 20 milhões de fãs para a sua página , com preços que começam a partir dos 50 euros ( sensivelmente).

Fãs são pessoas, consumidores de informação, consumidores de produtos e serviços, empatia e interacção pela sua marca, muito mais do que meia dúzia de cliques que representam num futuro próximo mais do que um investimento de “meia dúzia” de euros, uma simples compra, um simples like, mas sim embaixadores de uma marca ao nível de aconselhamento a outros potenciais clientes / consumidores / fãs .

Reflectindo em algumas marcas e a “sede” ao número de fãs ( por vezes, levadas ao extremo quantitativo e do ponto de vista dos KPI´s que ficam bem em apresentações de powerpoint ou keynote ) a questão que deve colocar é : 1000 fãs chineses serão realmente interessantes para o seu negócio? Deverá comprar estes fãs ? Será que são mesmo fãs da sua página de Facebook? Será que mais tarde irão gerar problemas ao nível de interacção da página? ( Os vários casos nacionais de insatisfação dos internautas com as marcas, foram todos por razões distintas, originando comportamentos e reacções distintas, assim como o desenrolar de todo o processo que em alguns casos reduziu o impacto da marca e em outros casos a página encerrou ).

Um exemplo claro, para que tenhamos a possibilidade de percepcionar a retórica anterior : Imagine que tem uma empresa de estores nos arredores da capital portuguesa, quer estar presente no Facebook e convence os primeiros 25 amigos para personalizar o  URL da sua empresa, a partir daí desenvolve algumas acções que visam o incremento de fãs mas sem sucesso, vale a pena comprar fãs para a sua página de Facebook?

Grande parte do texto apresentado é no sentido de ponderação ao nível de Facebook, por ser a plataforma em termos de redes sociais mais utilizada, no entanto, é possível proceder à aquisição de fãs também no Twitter e até outras redes sociais menos conhecidas.

Nesta lógica, sou da opinião que comprar fãs para a página de Facebook é claramente errado e utópico, sem qualquer valor acrescentado para empresas, produtos, marcas, serviços, sejam de cariz nacional sem a perspectiva ao nível de internacionalização ou ao nível de exportações, seja numa lógica de multinacional localizada que prefere a concepção, desenvolvimento e implementação de uma página por País.

Faz sentido o desenvolvimento de passatempos ou concursos respeitando as regras do Facebook, publicidade na plataformas, histórias patrocinadas, inclusão do link nos emails da empresa, sítio de internet, suportes offline, acções promocionais offline, relações públicas, fóruns, entre tantas outras acções possíveis de realizar, mas comprar fãs para a página de Facebook? Não me parece a melhor opção ou que seja eventualmente opção.

A pergunta uma vez mais é : Comprar fãs para a sua página ?


Tags: ,



Topo ↑